Em diferentes processos, os instrumentos industriais impulsionam a automação. Conhecê-los é mais um passo para tornar toda a operação mais automatizada e segura.
Eles abrangem todo o grupo de equipamentos e dispositivos com a função de medir, registrar, controlar e converter variáveis. Logo, visando tanto a eficiência quanto a eficácia dos processos de fabricação.
Neste artigo conheça as principais soluções em instrumentos industriais, assim como suas aplicações e funcionalidades.
O que são instrumentos industriais?
Por definição, a instrumentação industrial é a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos responsáveis pela transmissão, registro, controle e ajuste de variáveis. Assim, visando o ganho de desempenho em processos variados.
Conforme a Perth Instrumentation Course, os instrumentos industriais referem-se aos dispositivos e equipamentos de medição, análise e controle de valores físicos.
Na automação industrial, eles são utilizados para acompanhar os processos e controlar diferentes variáveis. Com isso, permite-se:
- Incrementar e melhorar a qualidade do sistema de produção;
- Aperfeiçoar o rendimento operacional;
- Coletar dados referentes à matéria-prima, acompanhamento da produção e cálculo de economia;
- Oferecer maior segurança aos trabalhadores;
- Ajudar a manter o padrão e a repetibilidade do processo;
- Contribuir com a garantia da qualidade do produto final.
Soluções que transformam variáveis em informações

Na indústria, os instrumentos industriais são adotados para acompanhar os processos e controlar variáveis diversas, como:
- Nível;
- Pressão;
- Massa;
- Vazão;
- Temperatura;
- Densidade;
- Deslocamento;
- Velocidade angular, etc.
Mas, tão importante quanto isso, a instrumentação também transforma as variáveis em informações. Essas, por sua vez, serão utilizadas no controle da operação.
Para melhor entendimento, confira um exemplo: a captação da temperatura de uma fonte de calor. Esse dado (que representa a variável do processo) é, então, transformado em grandeza física.
Isso acontece porque o instrumento é responsável por gerar uma tensão elétrica. Nesse sistema, este dispositivo funciona como um intermediador entre a temperatura e a transformação.
Neste exemplo e em muitos outros, vemos que o instrumento gera a informação. Essa, por sua vez, pode ser usada no controle do processo, para relatar algum tipo de problema e permitir decisões mais assertivas.
Saiba mais: Confira o panorama da automação industrial no Brasil
4 soluções em instrumentos industriais para sua fábrica
Para as aplicações anteriormente apresentadas, muitos instrumentos industriais são aplicados no dia a dia das indústrias. Afinal, cada um deles tem uma função específica.
Com uma instrumentação adequada, as empresas têm capacidade de produzir mais e de maneira otimizada, buscando excelência na operação e aumento do controle no monitoramento das atividades.
Entre as soluções mais comuns, apresentaremos as 4 principais comercializadas pela Elektra. Veja:
1. Pressostatos
O pressostato tem a função de medir e regular a pressão das aplicações. Com isso, protege os equipamentos da sobrepressão.
Hoje em dia é impossível pensar na automação e na refrigeração industriais sem o uso de bons pressostatos.
2. Transmissores de pressão
Os transmissores de pressão são dispositivos projetados para fornecer medição confiável de pressão, mesmo em condições ambientais adversas.
Em termos simples, o transmissor de pressão converte a pressão de um determinado meio em um sinal elétrico proporcional, geralmente uma corrente elétrica.
Esse sinal é então transmitido para um sistema de controle ou monitoramento. Nele, a informação é interpretada e utilizada na tomada de decisões, ou realização de ajustes necessários no processo industrial.
3. Válvulas
Também comuns e essenciais em instalações industriais, as válvulas são dispositivos utilizados para estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação.
Estes acessórios são classificados segundo o seu sistema operacional, como:
- Válvulas de bloqueio;
- Válvula termostática;
- Válvulas solenóide;
- Válvula de assento angular, entre outras.

4. Inversores de frequência
Os inversores de frequência são dispositivos que manipulam a frequência em motores elétricos, controlando a velocidade e o torque.
Eles também têm a capacidade de desacelerar o motor no período de partida e parada do equipamento.
Aproveite para conferir o catálogo de peças e equipamentos da Elektra e garanta a automação completa de sua indústria!

Conheça os melhores instrumentos industriais do mercado

Para uma operação mais eficiente e segura da sua indústria, o uso dos melhores instrumentos industriais é fundamental.
Parceira das melhores empresas do segmento, como a Danfoss, a Elektra conta com um time de especialistas em instrumentação.
Com alto conhecimento técnico, eles vão auxiliar sua indústria a realizar o diagnóstico completo das suas necessidades para indicar os melhores equipamentos e dispositivos.
Contamos ainda com uma equipe de engenharia e assistência técnica autorizada Danfoss para inversores de frequência, válvulas e todo o portfólio de instrumentos industriais.
Por fim, convidamos você a conhecer nosso e-book exclusivo sobre a relação entre as tecnologias de automação industrial e a indústria 5.0.

